domingo, 30 de setembro de 2007

"Têmis-A Deusa da Justiça e do Destino"














30 de Setembro:Festival de Têmis como Governante de Delfos.
12DEMOKRATIA - Festival em honra da democracia, do governo constitucional, e da justiça sob a lei. As três deidades do espaço público: Zeus Agoraios, Athena Agoraias, e Themis eram honradas.Boedromion (ou Dios)-Mês Grego que se inicia no primeiro dia de Lua Nova do mês de Setembro.Um ótimo site sobre cultura Greco-Romana,Mitologia e Reconstrucionismo Helênico,de minha amiga Alexandra(Αλεξανδρα Ελληνοπουλα):http://helenismo.googlepages.com/principal.htm


Têmis:Titânida,Filha do Céu(Urano) e da Terra(Gaia).Uniu-se à Júpiter(Zeus) e,segundo a versão mais corrente teve as Parcas ,as Horas,Astréia,as Ninfas do rio Erídano.Uma tradição menciona ainda como Suas Filhas as Hespérides e as Fúrias(Erínias) e como Filhos Atlas e Prometeu.
Têmis personifica a Justiça e a Lei Eterna(a Lei Divina e Natural).Habitava o Olimpo,participando da Vida dos Deuses.Aconselhou Júpiter a revestir a pele da cabra Almatéia e utilizá-la como couraça durante a luta contra os Gigantes(Titãs).Instituiu os Oráculos ,os Ritos e as Leis.Ensinou à Apolo os processos de advinhação.Advertiu Atlas de que um Filho de Júpiter(Hércules) roubaria os Pomos de Ouro das Hespérides.
Segundo uma Tradição ,suscitou a Guerra de Tróia,para reduzir o povoamento da Terra(Sim,isto era necessário,assim como é agora,é a Missão Dela,como Deusa do Destino,cuidar do Bem da Terra,o Bem Maior,assim como tá sendo necessário agora,culpa da própria humanidade,infelizmente!).É Representada portando nas Mãos uma Espada e uma Balança(Símbolos da Justiça).Tem os Olhos Vendados,significando a imparcialidade de suas setenças.
"Têmis era a Deusa grega guardiã dos juramentos dos homens e da lei, sendo que era costumeiro invocá-la nos julgamentos perante os magistrados. Por isso, foi por vezes tida como Deusa da justiça, título atribuído na realidade a Diké.
Era Filha de
Urano(o céu, o paraíso) e de Gaia(a Terra), e Segunda Esposa de Zeus. Era uma divindade da segunda geração, criada, juntamente com Nêmesis — a Deusa da ética — pelas Moiras.
Têmis empunha a balança, com que equilibra a razão com o julgamento, e/ou uma cornucópia; mas não é representada segurando uma espada. Tinha três filhas:
Eumônia - a Disciplina, Diké – a Justiça, e Eiriné – a Paz. Foi ela que fez da sua filha Diké (ou Astraea), que viveu junto aos homens na Idade do Ouro, Deusa da Justiça."(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)
Uma vez que era a Deusa da Ordem Social e da Consciência Coletiva ,Os Olímpios a Tinham no mais alto conceito.Portando um par de balanças ,Ela protege todos os inocentes e puni todos os culpados.Ela regia Delfos com Sua Mãe Gea(Gaia),mas renunciou em favor de Phoebe(Febe é a Deusa da Lua, relacionada com as noites de lua cheia,talvez a Primeira Deusa da Lua dos Gregos.Deusa de mistérios e segredos.Irmã de Têmis ,Filha de Gaia e Urano,Avó de Hécate e Apolo),que passou o poder a Apolo(Deus do Sol,da Luz,das Artes e das profecias).
Antiqüíssima Deusa da Justiça,conhecida pelos romanos como Justicia.Juramentos eram prestados em seu nome ao se trajar seu sagrado manto púrpura .Ao prestar juramento deste modo,a pessoa dizia que ,caso omitissem a verdade,A Deusa poderia matá-la.(Sim! Têmis,Tem seu Lado Irado, é capaz de tudo para fazer a Justiça acontecer ,punindo culpados,matar é o minímo,então cuidado culpados se for invoca-Lá certifique se você também não tem culpa ,pois se você tiver culpa ,Ela te dirá e te punirá!!!)
Assim como a estátua da justiça de hoje,Ela foi vendada,enquanto em eras antigas ,Ela via o Passado,o Presente e o Futuro.Essa é Têmis,minha Grande e Antiga Amiga,Conselheira,Guia,Mãe e "Avó",já me ajudou muito em questões judiciais mas também já me deu uma "surra" quando mereci,A amo num grau .Foi Ela que me deu meu Senso de Justiça,podem me chamar de tudo(idiota,"duas caras"e etc.) mas jamais me chamem de injusto.
Foi Ela que me indicou à estudar Direito na Faculdade.
Deusa da Lei Espiritual Divina,Paz,Ajuste de divergências,Justiça,encotros sociais,juramentos,sabedoria,profecia,ordem,nascimentos,cortes e juízes.Foi também a Inventora das Artes e da Magia segundo algumas Tradições.



"Ritual de Têmis"


Execute esse ritual na Lua Crescente ou Cheia.Acenda incenso de jasmim ou lótus.Deite suas cartas ou o que tenha planejado utilizar em seu altar.Encha um cálice com suco vermelho escuro(uva é ótimo para este ritual) ou vinho,e deixe -o próximo ao seu local de trabalho(seu Templo).Acenda duas velas roxas,uma de cada lado do cálice.Erga suas mãos sobre seus instrumentos divinatórios e diga:


"Deusa da Lua e da Magia,

Deusa dos Mistérios,

Mostre-me a resposta que venho buscando,

Revele-me todos os destinos."



Faça uma libação com a bebida(jogue-a no prato de oferendas ou na terra) para Têmis.Depois beba 3 goles da bebida.Embaralhe as cartas e deite- as da maneira que lhe aprouver.Após terminar o processo divinatório,levante-se.erga-os braços e diga:

"Honra àqueles que me ajudaram.

Agradeço livre e sinceramente.

Sua orientação será para sempre apreciada e aceita.

Assim seja."


As velas não precisam queimar até o fim,podendo ser reutilizadas para outros rituais divinatórios.


Ps:Você pode pedir à Têmis para resolver assuntos judiciais,se você tiver certeza de ser inocente e das outras pessoa serem culpadas,senão terei pena de você.(risos)





"Outro Rito Para Têmis,para uma separação pacífica"


Têmis também pode ajudar em finais de relacionamento(até em "relações online,MSN,ou Orkut" e etc.).É Ela que me livra de pessoas chatas,arrogantes,injustas ,ignorantes e afins.

Se estiver preso a um situação com outra pessoa e desejar encerrar o relacionamento com um mínimo de conturbação,espere pela Lua Nova.Você precisará de uma vela preta,uma vasilha à prova de fogo ,uma tesoura,um lápis ou caneta( de tinta preta ou vermelha,e virgem),dois pedaços de papel(em branco,é claro!).

Acenda a vela preta.Escreva seu nome num papel e o nome da outra pessoa em outro papel.Amarre um fio ou linha aos dois papéis.Deposite-os em seu altar com as bordas se tocando.Visualize a situação atual entre vocês dois.Mova vagarosamente os papéis em direções opostas ,o mais distante que a linha permita.Mentalize uma separação pacífica com vocês dois virando-se de costas e indo embora(não deseje o mal à esta pessoa,à entregue nas Mãos dos Deuses,acredite Eles Sabem qual melhor Karma e Punição para este culpado(a),Têmis que o diga!).Com a tesoura ,corte agora linha ao meio e diga:


"Eu estou livre.

Você está livre.

Seguimos nossos caminhos separados em paz.

Que assim seja e que assim se faça!

Por Têmis e pelo Bem de Ambos,Assim se faz!"





Pegue o papel com o nome da outra pessoa ,ponha fogo com a chama da vela e atire à vasilha para que queime . Jogue as cinzas foram quando esfriarem,ao vento.Está feito,você está livre deste "inferno" ou "Tártaro"(risos).


"Ritual de Têmis para a Paz Mundial"


Para paz num mundo de conflito ,use este mesmo ritual.Como exemplo podemos tomar as conturbações e guerras no Iraque,Israel,Palestina e no Oriente Médio em Geral.(Que lugar kármico,kkkk!!!)Use 3 papeletas : uma para os mulçumanos ,outra para os judeus e outra para os intrometidos(e interesseiros) americanos.Amarrea a terceira papeleta com outra linha ao centro da linha que une as duas primeiras papeletas.Visualize essas facções solucionando pacificamente seus problemas.Corte a linha ,separando as papeletas.Diga:

"Os judeus estão livres.
Os americanos estão livres.
Os mulçumanos estão livres.
Pelos poderes de 3 vezes 3
Assim Seja e que Assim se Faça.
Por Têmis e Todas Deusas da Paz.
Pelo Bem Maior e de Todos ,Assim se Faz!"

Queime as 3 papeletas.

"Poema à Têmis"



Canto exaltações à Ti,Têmis Oracular,
Deusa da Justiça Divina Espiritual,
Tu que me ensinou à Julgar,
Tu que proteges todos inocentes contra o mal.
Canto Hinos à Ti ,Têmis ,Filha da Terra e do Céu,
Linda Deusa dos Mistérios e da Magia,
Tu que me abre o Véu,
Tu que com Sabedoria,sempre me Guia.

Canto louvores à Ti,Têmis,Senhora da Lei e da Ordem,
Tu Deusa da Verdade que não pode ser corrompida,
Tu que pune todos os culpados e a desordem,
Tu Bela Deusa da Paz que não pode ser esquecida.

Canto Preces à ti,Têmis,Governante de Delfos e da Profecia,
Sábia Conselheira de Zeus e Mãe da Democracia,
Tú que vê o Passado,Presente e Futuro,
Me oriente até no Escuro.

Saudações Têmis,Abençoada Deusa dos nascimentos ,
Querida Filha de Gaia e Urano,
Peço -te que me protejas em todos os momentos,
E me abençoe em todo ano.
Juro te honrar sempre Têmis com satisfação,
Pelo sacríficio feito pelos meus Antepassados,
Em Delfos no passado,
E pela sua Eterna Benção!
Têmis, Efxaristo para poli!





Fontes de Consulta:



O livro Mágico da Lua-D.j. Conway,



Dicionário de Mtologia-Editora Best Seller,



Democracia Antiga e Moderna-Moses I. Finley,



Mitologia Grega- Junito de Souza Brandão,



Teogonia-Hesíodo,



The greek myths-Robert Graves,



A Mitologia Grega -Pierre Grimal,



E eu mesmo(risos!)






Que Têmis Ilumine ,Guie e Abençoe à todos,especialmente todos os inocentes!!!





Blessed be!!!!!!




















3 comentários:

Anônimo disse...

Têmis era uma das divindades mais bem vistas pelos gregos antigos. Tanto que, como é mencionado no poema, Zeus se aconselhava com ela frequentemente. E de acordo com os próprios mitos, nem Hera se incomodava com a presença dela no Olimpo, mesmo Têmis já tendo sido casada com Zeus antes dela.
Tudo isso já demonstra a forma positiva com essa divindade era vista.

DarkWill Shadowdance disse...

Na verdade Leo Carioca ,Têmis era considerada Segunda Esposa de Zeus por algumas Tradições,Hera gostava muito de Têmis e não tinha ciúmes Dela com Zeus!!!!!!!!!!Só p/ esclarecer!!!!!!!!!Vlw pelo comentário!!!!!!!!!Blessed be!!!!!!
Feliz Mês de Outubro!!!!!!

Unknown disse...

.

Amo mitologia helênica!

Que Têmis, Atena e Minerva possam nos encher de bênçãos nesses dias tão difíceis em que os maiores suprimem os fracos...

Abençoado sejas,

Diannus.

.