sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Amar X Gostar




















A palavra " Amor" em latim pode ser entendida como "caridade","afeição","compaixão","misericórdia".Também pode ser entendido como inclinação,atração,apetite,paixão,querer bem,satisfação,conquista,desejo,libido,empatia,etc.


Quando nós amamos(se for de verdade) alguém não nos importamos om seus defeitos,simplesmente amamos o "pacote completo",a pessoa com suas qualidades e defeitos,mesmo que a pessoa não corresponda á este sentimento.Você ama e pronto.É o que os gregos antigos chamavam de Ágape (em grego "αγάπη", transliterado para o latim "agape"), é uma das diversas das palavras gregas para o amor.
A palavra foi usada de maneiras diferentes por uma variedade de fontes contemporâneas e antigas, incluindo os autores da Bíblia. Muitos pensaram que esta palavra representa o amor divino, incondicional, com auto-sacrifício ativo, pela vontade e pelo pensamento. Os filósofos gregos nos tempos de Platão e outros autores antigos usaram o termo para denotar o amor a um esposo ou a uma família, ou a afeição para uma atividade particular, em contraste com philia, uma afeição que poderia ser encontrada entre irmãos ou a afeição assexuada, e eros, uma afeição de natureza sexual.


Já o "gostar" ,você gosta da pessoa porque ela te faz bem,faz o que você quer,é como você deseja


,é o que chamo de "Amor egoísta",porque no final percebemos que não amavamos aquela pessoa e sim a nós mesmos,já que só estavamos com aquele indivíduo porque ele nos satisfazia,que quando deixou de nos satisfazer nós o descartamos.Mas quando amamos de verdade não podemos nem imaginar viver sem aquela pessoa.


A diferença principal entre o "gostar" e o "amar" é o enfoque da relação,quando gostamos de alguém o centro da relação é nós mesmos,mas quando amamos o outro passa a ser o enfoque do relacionamento.


Mas existem exceções como quando gostamos de alguém e com a convivência passamos à amar de verdade,por causa da convivência e da personalidade da pessoa.É raro mas acontece,já aconteceu comigo(mas essa é uma outra história)!!!


Infelizmente existem pessoas que dizem " Eu te amo" ,com tanta naturalidade e frequência como se falasse "Gosto de queijo".Pessoas que dizem que nos ama só para nos levar para cama ou conseguir algo de nós.O Amor é algo paradoxal,intenso,forte,poderoso que não pode ser escrito(nem em um livro ,menos ainda numa postagem,eheheeh),dito ou estudado,mas que devce ser vivido e sentido.O Amor é a Lei mais Sublime,O Amor é a Lei ,O Amor é o Elo!


Espero que meditem sobre o Amor como prática libertadora:


1) O Amor em relações curtas:Eu X Tu;


2)O Amor em relações longas:Sócio.X Econômico XPoliticaXCultural;


3)O Amor em relações conflitivas:acirrá-las,abafá-las ou canalizá-las e admistra-las.


Aqui vai um pequeno verso sobre o tão complexo Amor:




"Oh Amor, fruto de Eros,O Amor Universal,


Semente de Ísis Agapetheon,A Amada dos Deuses,


Tu que sempre busco além do banal,


Tu A Maior Lei dos Deuses.






Oh Amor Próprio e Amor Incondicional,


A Origem de todas Religiões,


Tu que estás além do Bem e do Mal,


Tu que não tem limitações.




Oh Amor,presente em Afrodite Urânia,


Símbolo do Amor Puro e Ideal,


Tu da Afrodite Pandemus ,


Representação do Amor Sedutor e Vernal.




Oh Amor ,Origem da Criação,


Estejas sempre presente em meu coração!"




Desejo que todos seres amem e sejam amados,esta é a Maior de Todas as Magias!!!!!


Que Todos Deuses e Deusas do Amor irradiem suas Luzes em todos os corações!!!!


Que Assim seja e Que Assim se faça,pelo Bem Maior!

3 comentários:

Unknown disse...

.

Gostei mesmo desse texto. Tema muito interessante: o Amor.

Aleister Crowley em sua m�xima: O Amor � a Lei. O Amor sob Vontade.

Intenso? Muito. Acho que se as pessoas parassem um pouco pra refletir sobre esse sentimento que acompanha-nos desde os prim�rdios de nossa evolu�o (ora, n�o � ele que faz que estejamos aqui?) a vida seria mais leve e muito mais interessante.

Coisa que j� n�o � tanto nos dias de hoje, enfim.

As poesias, lindas como sempre. N�o as deixe no blog, guarda em um documento do teu computador.

Quem sabe os anos v�o passar e vc vai precisar delas.

Intui�o. XD

Abra�o!

.

Unknown disse...

.

Poesia nova lá no blog. Acho que vai gostar.

Aliás, tá na hora de atualizar aqui também, hein?! XD

Abraço e abençoado sejas.

.

Anônimo disse...

olá! é a primeira vez k te visito e adorei o teu blog e todas as tuas explicações sobre o amor ,amizade,o gostar,as diferenças ...muito interessante. mas acho engraçado k as pessoas todas dizem k o k interessa é a maneira de ser o interior da pessoa,mas na hora ficam com akela k têm melhor aparencia e porvezes nem se apercebem se têm bom ou mau caracter. por exem. eu nao sei k idade tens,mas deves de ser um rapaz novo,eu tenho 38 anos as pessoas nunca me dão nem 30 anos e uma vez me aconteceu eu falar com um amigo de uma amiga pelo telefone k naome conhecia e kuando ele me perguntou a idade não falou mais comigo e um dia mais tarde a minha amiga me apresenta a esse mesmo rapaz sem ele saber de inicio k era eu e ele foi super simpatico só não me deu o céu pq nao podia, entendes? as pessoas vao muito pela aparencia , eu nao ligo a isso amigo k é amigo não escolhe idades,raças , dinheiro etc
,mas por acaso tenho um amigo k eu adoro de verdade e ele a mim e ele têm 18 anos e a minha amiga com mais idade tem 66 anos.bom desculpa este discurso todo. se kiseres visita o meu blog e tmb têm fotos minha e video de musica de um adeus k eu deixei a um rapaz k canta como ninguem e k morreu com uma doença genética :(
bjo
carla granja